Lei Áurea e Abolição da Escravidão interpretação de texto – atividade educação infantil
|Abolição da escravatura
A decisão de abolir a escravatura não se deu da noite para o dia, levou muitos anos e passou por muitas revoltas. Alguns movimentos como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana que tinham como proposta substituir a mão de obra escrava pelo trabalho livre. Mas a estrutura agrária brasileira era contra, e ao invés disso eles queriam intensificar o tráfico de escravos, pois isso garantia mão de obra barata.
Em 1.831 foi promulgada a lei que declarava livres os negros que entrassem no Brasil a partir daquela data, mas esta lei nunca foi obedecida.
Em 1.850 o tráfico foi proibido, mas isso também foi inútil.
Em 1.871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre, que declarava livre os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data. Esta lei dizia que as crianças tinham que ficar com as mães que eram escravas.
Em 1.885 surgiu a Lei dos Sexagenários, que declarava livres os escravos com mais de 60 anos.
Em 13 de maio de 1.888 a Princesa Imperial Regente D. Isabel, assinou a Lei Áurea, que abolia a escravidão no Brasil. Isso aconteceu aproximadamente as 15 horas, no Paço da Liberdade. Para assinar a Lei a Princesa utilizou uma caneta de ouro e pedras preciosas, oferecida pelos abolicionistas.
Questões
1) Em que data foi assinada abolição da escravatura?
R.:
2) Que nome levou esta lei?
R.:
3) Quem assinou esta lei?
R.:
4) Cite alguns movimentos abolicionistas que precederam a abolição da escravatura.
R.:
5) Que lei foi promulgada em 1.831? Ela foi obedecida?
R.:
6) Que lei foi assinada em 1.850?
R.:
7) Quando foi promulgada a Lei do Ventre Livre?
R.:
8) Explique o que era a Lei do Ventre Livre.
R.:
9) O que era a Lei dos Sexagenários? E quando ela foi assinada?
R.:
10) Produza um texto dissertativo, sobre a escravidão. O texto deve ter no mínimo 10 linhas.Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
R.: